Sunday, October 10, 2010


O bem-sucedido Fiat Idea ganha novidades de peso para se tornar ainda mais competitivo. Entre elas, novo design externo, novos motores E.torQ, uma renovada gama de versões e mais tecnologia.





O novo design do Idea, desenvolvido no Brasil pelo Centro Estilo Fiat para América Latina, dá ao modelo um ar mais sofisticado, com linhas harmoniosas e com planos bem definidos delineados por vincos. Na traseira, novas lanternas iluminadas por LEDs — o Fiat Idea é o primeiro carro nacional a oferecer esta tecnologia. Elas destacam a forte identidade do modelo, conferindo a ele um visual único.
O habitáculo do novo Idea oferece ainda mais conforto ao dirigir, primoroso acabamento e espaço generoso e muito bem aproveitado. Com piso traseiro plano e três bancos definidos com apoios para cabeça, ele leva cinco pessoas com comodidade.
O novo Fiat Idea passa a oferecer a nova família de motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvida pala engenharia da FPT - Powertrain Technologies. Bicombustível e com 16 válvulas, esses moderníssimos motores conciliam desempenho, economia e baixo nível de emissões e de ruído, além de confiabilidade e durabilidade. Eles são fabricados na recém-inaugurada fábrica de motores em Campo Largo, Paraná.
Agora, o cliente pode escolher entre sete versões na nova gama do Fiat Idea: são três motorizações (Fire 1.4, E.TorQ 1.6 16V e 1.8 16V), quatro níveis de acabamento (Attractive, Essence, Sporting e Adventure) e dois câmbios – mecânico de cinco marchas ou Dualogic® Automático –, atendendo sempre às necessidades do consumidor com o melhor custo-benefício.
Desde o seu lançamento, em 2005, o Fiat Idea foi um sucesso. Com suas linhas originais, versatilidade e amplo espaço interno, ele equilibrou as dimensões de um veículo compacto com as funcionalidades de um monovolume, trazendo diversas novidades para o segmento.
A tecnologia foi um aspecto importante nessa fórmula. Teto solar Skydome, freios com ABS, airbags, viva-voz com Bluetooth™, sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular, entre outros, cativaram os consumidores. Além disso, ele foi o único modelo de seu segmento a oferecer duas motorizações Flex.
No ano seguinte, a Fiat alavancou o conceito do carro ao oferecê-lo na versão Adventure. O Fiat Idea Adventure foi a primeira minivan do país com apelo off-road light: ele uniu o conforto e o espaço interno de um veículo urbano ao estilo e  robustez de um fora-de-estrada. Isso em um carro completo, com uma vasta lista de itens de série.
Em 2008, mais um importante avanço: o Fiat Idea Adventure passou a receber o bloqueio do diferencial, o Locker. A Fiat foi a primeira fabricante no mundo a oferecer um veículo com bloqueio do diferencial em um carro de tração dianteira. Hoje, toda a família Adventure dispõe desse importante recurso, que ajuda o veículo a enfrentar condições de rodagem difíceis. Um ano depois, a versão recebeu a opção de câmbio Dualogic® Automático, para tornar a condução ainda mais prazerosa.
Agora, chega ao mercado a evolução do Fiat Idea. Mais bonito, mais desempenho e mais completo, ele tem todos os atributos para continuar sua trajetória de sucesso.
Design sofisticado
As novas linhas do novo Fiat Idea ressaltam ainda mais sua forte personalidade. Seus novos contornos foram totalmente desenvolvidos pelo Centro Estilo Fiat para América Latina e incluíram mudanças marcantes na dianteira e na traseira, tornando o modelo ainda mais moderno, dinâmico e elegante, com um tempero mais forte de esportividade.
Na dianteira, capô, para-choque e grade dianteira são novos, deixando a frente mais arredondada e imponente. O capô ficou mais afilado, com planos curvos e vincos bem definidos. O para-choque é mais envolvente e robusto e, ao mesmo tempo, a grade foi afilada. Esses elementos dão ao novo Fiat Idea um ar elegante.
O que chama mais a atenção são os novos faróis polielípticos de dupla parábola, que oferecem melhor distribuição da luz e excelente homogeneidade. Eles ficaram maiores e mais inclinados, com formato semelhante ao de um triângulo inclinado com cantos arredondados. Seu desenho rico em detalhes, que são ressaltados também pelo contraste das texturas e com as novas cores criadas especialmente para cada versão, reforça a aura de vigor do novo Fiat Idea.
Grandes modificações foram efetuadas na traseira do Fiat Idea. A tampa – com aerofólio integrado – e o vidro posterior são novos e se encaixam perfeitamente no visual do modelo, com linhas mais dinâmicas e superfícies mais bem definidas. O para-choque traseiro, que traz a placa do veículo embutida, segue a forma do dianteiro. Harmonizado com as linhas do carro passa robustez e modernidade ao Idea.
Uma novidade importante são as lanternas traseiras. Elas trazem uma inovadora tecnologia, o sistema de iluminação por LEDs e guias de luz. É a primeira vez que um modelo fabricado no Brasil recebe lanternas desse tipo. Novidade também no acabamento estético das lanternas, com mascaramento em material opaco. Isso confere ao Fiat Idea um visual único, tornando-o facilmente identificável mesmo de longas distâncias.
Os LEDs – que respondem mais rapidamente ao acionamento e têm vida útil superior à das lâmpadas convencionais – instalados nas lanternas produzem um efeito visual diferenciado quando as luzes de posição do carro são ligadas e as guias de luz iluminadas. Eles também oferecem baixo consumo de energia, alta resistência a impactos e vibrações, além de alta eficiência de cor. Embora seja um item de design, essa tecnologia facilita ainda a visualização das lanternas por outros motoristas. O brake-light também é composto por LEDs.
A lateral recebeu novos para-lamas dianteiros e frisos cromados, um toque elegante que ajuda a definir os harmoniosos planos do carro. Os espelhos retrovisores externos são maiores (aumentou 40% em relação ao anterior) – melhorando a visibilidade e, portanto, a segurança – e com repetidores laterias de LEDs e guias de luz. Rodas de liga-leve, calotas e maçanetas também são novas.
As versões Sporting e Adventure ganharam detalhes exclusivos. Para a Sporting foi criado um conjunto de elementos estilísticos, resultando em um visual mais esportivo e sedutor. Ele é composto por minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio e rodas exclusivas, além dos faróis e lanternas com máscara negra. A Adventure possui para-choques e apliques das caixas de roda e das laterais específicos, dando-lhe um ar robusto – como condiz ao seu perfil de uso.  O estepe fica à mostra, recoberto e protegido por um protetor que foi desenvolvido para este novo Idea.

Maior conforto

O interior também recebeu atenção e novidades. Os bancos dianteiros estão mais envolventes, facilitando ainda mais ao motorista encontrar a melhor posição para dirigir. O revestimento dos bancos pode ser em couro e ter apoia braço central. Os bancos também ganharam novos tecidos diferenciados para cada versão e a adoção da tecnologia “embossed”, que aplica formas e desenhos em relevo, o que os enriquecem ainda mais. A nova estrutura do banco possui também uma nova regulagem de altura. Com um curso maior de 20 mm, melhora ainda mais a boa ergonomia do modelo.  O volante, igualmente, é novo. Seu design moderno, com um toque de esportividade, proporciona tanto conforto ao dirigir quanto beleza.
Conveniência é outro aspecto importante do habitáculo. Porta-objetos dispostos em locais estratégicos aproveitam o espaço interno inteligentemente. Destaque para o console no teto, com quatro porta-objetos e espelho vigia para o banco traseiro – item exclusivo no segmento, de série em todas as versões.
Outro detalhe importante é a adoção de fechadura elétrica do porta-malas em todas as versões do novo Fiat Idea. Não há mais tambor. Isso amplia o conforto e a segurança, pois a tampa traseira pode ser aberta a distância ou de dentro do carro. Basta pressionar o botão do telecomando ou o botão de travamento das portas na parte central do painel. Esse recurso também resulta em um visual mais limpo para a tampa. O novo Idea também chega com um novo sistema de ar condicionado. Mais eficiente, ele traz nova captação de ar, além de novo eletroventilador potencializado e aumento da vazão em 38%.
As versões Attractive e Essence do novo Fiat Idea receberam quadro de instrumentos com iluminação branca. Moderno e com melhor visualização, ele traz velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água e um display digital com relógio, hodômetro, computador de bordo e My Car Fiat. Opcionalmente, as versões Essence podem ser equipadas com um quadro ainda mais completo, que traz informações do computador de bordo B, do rádio, do calendário e do indicador de temperatura externa.
Para o Fiat Idea Sporting foi criado um quadro exclusivo, com iluminação branca e inscrição "Sporting", que exibe um conjunto completo de informações: velocímetro, conta-giros, marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água, computadores de bordo A e B, hodômetro, relógio, rádio, calendário e indicação de temperatura externa.
As versões Adventure também possuem um painel de instrumentos diferenciado, com serigrafia exclusiva. Ele traz as mesmas informações que o painel do Fiat Idea Sporting.
Independentemente da versão, o quadro foi concebido para compor um conjunto integrado de novas cores, materiais e texturas com o volante e o quadro de instrumentos. Cada detalhe foi pensado para proporcionar ainda mais prazer ao dirigir.
Novos Motores
O Fiat Idea é oferecido com três motorizações: Fire 1.4 8V Flex  e os novos E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, ambos Flex. O motor 1.4 é o mesmo que equipa o atual Fiat Idea ELX, reconhecido por equilibrar bom desempenho com economia de combustível.
Já os novos motores E.torQ oferecem alto desempenho, com excelente torque em baixas rotações, sem sacrificar o consumo. Eles são fabricados na moderníssima fábrica FPT - Powertrain Technologies em Campo Largo, Paraná.
Os motores E.torQ são compactos e leves. Também são ecologicamente corretos, funcionam silenciosamente e com baixos níveis de emissões, adequados às mais recentes legislações.
Eles são dotados de uma série de itens de alta tecnologia. Abaixo alguns desses componentes:
• Pistões otimizados e grafitados
• Bielas sinterizadas, forjadas e fraturadas
• Anéis do tipo low friction
• Câmera de combustão com baixa relação superfície/volume
• Corpo de borboleta drive-by-wire com sensor contactless
• Coletor de aspiração em plástico e tampa do cabeçote em plástico
• Corrente de distribuição e tuchos hidráulicos
• Virabrequim com microestrutura especial e com oito contra-pesos
• Cárter estrutural em alumínio

O motor E.torQ 1.6 16V que equipa as versões Essence produz 115 cv de potência rodando somente com gasolina, e 117 cv com etanol. Seu torque máximo – 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol – é atingido a 4.500 rpm. Já o 1.8 16V Flex tem potência de 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol. O torque máximo, 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol), é atingido a 4.500 rpm.

A curva de torque dos dois motores é realmente muito boa. A 1.500 rpm eles já geram 80% de seu torque máximo; e a 2.500 rpm, 93% de sua força máxima. Isso garante fôlego mais que suficiente para rodar com prazer e conforto, e para garantir a segurança em ultrapassagens.
Mais Versões
Eis a nova gama do Fiat Idea, a mais completa do segmento:
Attractive 1.4 8V  
Essence 1.6 16V
Essence 1.6 16V Dualogic
Sporting 1.8 16V
Sporting 1.8 16V Dualogic  
Adventure 1.8 16V
Adventure 1.8 16V Dualogic   

O novo Fiat Idea chega ao mercado com sua gama totalmente renovada. O conceito por trás das modificações é oferecer escolha ao cliente Fiat, de tal forma que ele encontre a versão que melhor se adeque às suas necessidades – seja em termos de preço, motorização, nível de acabamento ou equipamentos.

O consumidor também encontra no novo Idea um leque de cores bem amplo, com 15 tonalidades, entre elas duas novas opções: Verde Lit e Vermelho Oppulence.
Fiat Idea Attractive. A versão de entrada da nova gama possui as mesmas características e qualidades da atual versão ELX 1.4. Além do preço atraente, traz um bom nível de itens de série. Entre eles, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, volante e banco do motorista com regulagem de altura, Follow me home, três encostos de cabeça no banco traseiro, banco traseiro bipartido, comando elétrico de abertura do porta-malas, console no teto, lanternas traseiras com iluminação a LED, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, spoiler, luzes de leitura dianteira e traseira e chave canivete com telecomando.
Além do novo sistema de ar-condicionado mais eficiente, os opcionais do Idea Attractive incluem também desembaçador com ar quente, airbags dianteiros, freios com ABS, duas escolhas de rádio (CD MP3 ou Connect CD MP3, com conexão Bluetooth™ para utilizar o sistema de áudio do veículo em chamadas viva-voz de celular e entradas USB/iPOD), retrovisores externos elétricos, sensor de estacionamento, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina e rodas de liga leve 15”.
Fiat Idea Essence. Incorpora o novo motor 1.6 16V E-torQ, acoplado a um câmbio mecânico de cinco marchas ou ao câmbio Dualogic® Automático. Traz os mesmos equipamentos e nível de acabamento da versão Attractive, mas oferece alguns itens opcionais a mais: bancos em couro, apóia-braço para o motorista, banco dianteiro do passageiro dobrável para ampliar o espaço para carga, airbags laterais dianteiros, teto solar Skydome, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e subwoofer.
Fiat Idea Sporting. Trata-se de uma nova versão para o modelo, bastante diferenciada em termos de acabamento interno, visual externo e nível de equipamentos. As versões Sporting vêm com opção de câmbio mecânico ou Dualogic e têm o novo motor 1.8 16V E.torQ . Seus itens de série incluem todos os presentes na versão Attractive, mais ar-condicionado, computador de bordo B, faróis de neblina, rádio CD com MP3, rodas em liga-leve aro 16” (inclusive o estepe), retrovisores externos com acionamento elétrico e apóia-braço central para o motorista.
Entre seus opcionais estão bancos em couro, banco dianteiro direito dobrável, airbags dianteiros, side bags dianteiros, freios com ABS, rádio Connect CD com MP3, sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico, teto solar Skydome, vidros elétricos traseiros, kit parafusos anti-furto das rodas e subwoofer.
Fiat Idea Adventure. Com a mesma oferta de equipamentos – acrescida de airbags dianteiros, freios com ABS e faróis de profundidade – e motorização que a versão Sporting, ela apresenta como destaques o acabamento externo e interno característicos da linha Adventure. Ou seja, barras exclusivas no teto, bússola e inclinômetro, grade frontal cromada com inscrição Adventure, estepe fixado na porta traseira (com trava antifurto), protetor de cárter, novas rodas com pneus de uso misto 205/70 R15, suspensão elevada, porta-objetos no assoalho do porta-malas e todos os detalhes estéticos que distinguem a versão Adventure.
Para maior flexibilidade de comercialização, o bloqueio do diferencial, o Locker, passa a fazer parte da lista de opcionais do novo Idea Adventure. Nesta lista também estão os opcionais das versões Sporting mais volante em couro.
Garantia de fábrica. O novo Fiat Idea tem garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem. O proprietário do veículo tem direito a assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque, socorro mecânico e veículo reserva em qualquer local do Brasil, durante a vigência da garantia geral. Entre concessionárias e postos assistenciais, são mais de 500 pontos de atendimento Fiat em todo o país.

No comments:

Post a Comment